A Família Mata [SIC]

Posted: 2011/03/14 in Séries Portuguesas

Estreada no passado domingo dia 7 de Março a SIC apresentou uma das suas novas propostas de ficção, uma sitcom familiar, uma adaptação de um formato espanhol com o mesmo nome, como já vem sendo habitual nestes domínios do canal. A série gira em torno de uma família disfuncional onde todos se tentam safar à sua maneira. A história começa com o jovem casal Paulo (André Nunes) e Susana (Maya Booth) que prestes a adquirir uma casa e a casar vêm a sua vida andar para trás quando são roubados e têm de ir viver para casa dos pais dela. O sitio menos improvável para se ter uma relação sólida e feliz, pois lá habitam não só os pais dela como uma série de outros familiares que só atrapalham. Artur (José Pedro Gomes) o pai de Susana é que o se pode chamar que é o tipico chefe de família que resolve tudo à sua maneira e se mete nos mais estranhos negócios com o filho mais velho, Marco (Horácio), que é uma criança com 34 anos com dois filhos que o detestam e que conseguem ser mais adultos que o pai. A mãe de Susana, Glória (Rita Blanco) é uma manipuladora nata que usa a filha para chegar aos seus objectivos, e tenta por tudo deitar abaixo o casamento da filha, porque encontrou aquele que acha que seria o marido ideal para ela. No meio disto vive ainda Alfredo (Vitor Espadinha) o avô irreverente e que passa o tempo a ignorar quem está à sua volta e Mónica (Maria João Abreu) irmã de Glória, que é uma solteirona frustrada e que passa o tempo a tentar arranjar marido sem sucesso.

No meio destas personagens todas haveria espaço para muita comédia, mas na realidade ao final de 5 episódios foi mais o drama que propriamente a comédia. O género comédia não é dos mais fáceis de se produzir e esta série ainda está bastante verde para se ditar um fim, nota-se uma certa tendência para forçar a piada que é carregado pelos sons de fundo das cenas e pelas caretas à lá Malucos do riso (a produtora é a mesma, apesar de ter mudado de nome).

O elenco não se pode dizer que não seja competente sobretudo a maioria já tem diversos trabalhos na área da comédia, o casal José Pedro Gomes e Rita Blanco funciona bem, mas por vezes o texto não ajuda e o publico parece ser forçado a rir. Já o suposto casal protagonista André Nunes e Maya Booth parecem ser aqui a parte dramática e dificilmente as cenas onde deveríamos rir isso acontece, há drama a mais no meio daquela confusão. Depois temos alguns claros exageros de representação como é o caso da Maria João Abreu e o Marco Horácio que são personagens estereótipos de pessoas reais e que por vezes ficamos algo envergonhados por ver aquelas figuras.

A personagem que eu acho que poderia funcionar como alívio de alguma pressão que a série tem em cima  é o Vitor Espadinha que passa o tempo a mandar larachas no meio das conversas, teria piada se o texto fosse realmente mais inteligente e não é, acabando assim a personagem por ser uma espécie de robô no meio daquela casa que debita frases soltas.

É com agrado que se vê finalmente uma sitcom portuguesa (apesar de espanhola) no ar, mas aguarda-se que aquilo entre nos eixos, a série terá cerca de 70 episódios e portanto haverá mais que tempo de corrigir algumas coisas que falham a nível cénico e textual.

E uma nota final acerca desta adaptação, será que não temos autores em Portugal que consigam criar séries destas originais, porque é que temos sempre de depender dos formatos testados e usados de outros países? Quem gosta de escrever ficção certamente deve ficar um pouco frustrado ao ver uma série destas que soa algo banal ser na realidade uma tradução de algo espanhol.

Até breve.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s