Deixando para trás um ano de séries muito parco em novidades, 2013 chega-nos com alguma força e com possibilidade de alguns sucessos por antecipação. Embora o mercado televisivo americano esteja tal como a própria economia a rodopiar em si mesma sem saber onde vai cair. A criatividade de outros tempos parece agora tender a capturar formatos repetidos, e normalmente seguro por adaptações, pseudo remakes e até colagens a ideias que resultam em alguns canais. Séries como Homeland, Walking Dead e Once Upon a Time parece ter aberto um novo horizonte, mas o duelo continua a ser ganho pelo cabo. As novidades que por aí estão a chegar podem ser o melhor do ano, mas podem também cair no habitual erro de se imitar demais o que outros já fizeram.

Apresento de seguida algumas das estreias já previstas para os primeiros meses do ano:

Deception (NBC)

Será previsivelmente uma espécie de Cluedo americano. Partindo da morte de uma Socialite famosa aparentemente por overdose, a melhor amiga, agora detective resolve regressar ás origens e infiltrar-se naquela peculiar família a fim de descobrir a verdade sobre a sua morte.

Estreia a 7 de Janeiro

Banshee (Cinemax)

Pela mão de Alan Ball chega-nos esta adaptação da BD de Jonathan Tropper e David Schickler para o Cinemax, que é na realidade um rede de distribuição de conteúdos, logo a série será exibida online numa primeira fase. Trata-se da história de um ex condenado que regressa à sua terra natal como Sheriff mas que usa os seus próprios e pouco ortodoxos meios para fazer justiça enquanto prepara um plano de vingança. Espera-se uma série com bastante violência gráfica e um sucesso ao nível de Walking Dead. Será possível?

Estreia a 11 de Janeiro

The Following (FOX)

É uma das séries mais antecipadas desta época na Fox, com uma dupla de peso no elenco Kevin Bacon e James Purefoy. A trama centra-se na luta de um agente do FBI (Bacon) contra uma legião de seguidores de um Serial Killer (Purefoy) condenado que de alguma forma desenvolveu uma rede que criou discípulos do seu ‘trabalho’ . Com uma atmosfera mais negra do que o habitual em canal aberto a série parece ter criado alguma celeuma, sobretudo derivado aos incidentes recentes numa escola americana. Resta saber se não irá sofrer consequências ou se a fox não resolve meter as mãos e estragar como é habitual.

Estreia a 21 de Janeiro

The Americans (FX)

Dando ênfase ás tramas de espionagem que têm vindo a ganhar alento com Homeland,  o FX traz-nos The Americans que viaja ao auge da guerra fria, a série foca-se em dois agentes do KGB que se passam por americanos e explora as dificuldades e os segredos numa época cheia de incertezas e ameaças. Com Mathew Rhys e Keri Russel nos protagonistas.

Estreia a 30 de Janeiro

Zero Hour (ABC)

Uma série de conspirações de proporções épicas que explora sobretudo o cepticismo em relação à religião e o seu poder. Com alguns esperados toques de fantasia e alguns inspiração em livros de Dan Brown, é uma das apostas do canal para a Mid Season.

Estreia a 14 de Fevereiro

Cult (CW)

Com uma premissa muito próxima de The Following e Hunger Games esta aposta da CW centra-se sobretudo numa espécie de reality show que aparenta estar envolvido numa série de mortes, um jornalista resolve investigar e envolve-se numa perigosa trama. Vindo deste canal não será certamente uma série de topo, mas sempre é algo diferente ao habitual drama teen.

Estreia a 19 de Fevereiro

Mais algumas estreias estão previstas para este primeiro ou possivelmente segundo semestre de 2013, mas que ainda existe poucas informações mas a merecer destaque algumas pelo buzz que têm dado:

Bates Motel, uma prequela do filme Psycho, que explora a juventude de Norman Bates, a exibir no canal A&E.

Masters of Sex uma espécie de biopic sobre William Masters um dos percursores da investigação sobre a sexualidade  nos EUA, a estrear em breve na Showtime. Também deverá estrear em breve provavelmente mais para final do ano Ray Donovan.

Defiance que estreia em Abril no canal SyFy mas ainda sem data certa. Uma aposta gigante do canal em recuperar o género de batalhas entre humanos e aliens num futuro longínquo.  A série será ao mesmo tempo um jogo online que irá avançar conforme a série. Muitos efeitos especiais e muita acção na que é a mais antecipada série de ficção cientifica dos últimos anos.

Hannibal, que está agendada ser exibida pela NBC, mas continua sem data. O projecto pela mão de Bryan Fuller volta a pegar na história de Hannibal Lecter e a sua relação com William Graham, será uma prequela do filme Red Dragon. Não há ainda trailler oficial.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s