Fall Season 2013 – As novas comédias Parte 1

Posted: 2013/09/26 in Novidades, Séries Americanas
Etiquetas:, , , , , , , , , ,

Brooklyn-Nine-Nine-Season-1-Promo-Banner

O género comédia na tv americana sempre foi o mais difícil de agradar a grandes públicos, as fórmulas repetem-se, reinventam-se e tentam passar novas mensagens mas todos os anos o dilema é o mesmo, será que vão resultar? será que têm algo de novo? Na maioria dos casos é mais do mesmo.  Já lá vai o tempo de Friends que marcaram uma época e que trouxeram uma lufada de ar fresco ao género e que ainda hoje muitas vezes se inspiram nele.

Este ano mais uma vez temos um lote relativamente grande de novas séries e algumas novas experiências que tentam de alguma forma sobressair. Dado que estas breves análises são com base no piloto é possível que algumas delas até escondam algo mais, mas ás vezes é a primeira impressão que nos diz se vale ou não a pena e pode ou não ditar o fracasso da série.

Seguem-se os primeiros quatro pilotos de comédia da temporada.

Brooklyn Nine-Nine (FOX)

Esta é a história de uma esquadra, que dá nome à série, e um conjunto singular de polícias que de forma competente fazem o seu trabalho mas que são altamente desleixados. O foco principal é o agente Jake Peralta que apesar de um excelente agente e que detém o recorde de prisões no departamento impõe de alguma forma a sua postura ‘deixa andar’ na esquadra. A chegada do novo Capitão Ray Holt vem tentar por ordem neste grupo é o ponto de partida para muitas situações engraçadas.

A série consegue ser ligeira e divertida não ido muito a fundo em casos policiais até mesmo pelo formato de comédia em si. O elenco funciona bem e à partida foram estabelecidas personalidade bem distintas mas não é claramente um piloto onde se consiga rir imenso.  O protagonista impõe um tom muito caricatural à série e numa comédia, pelo menos para mim, isso é mais engraçado do que se limitar a moralismos banais.

O grande potencial é mesmo sair de uma zona de conforto que são as séries familiares e focar-se somente neste grupo de personagens no seu ambiente laboral e portanto o potencial está à vista, a série tem imenso espaço para evoluir e criar situações muito engraçadas. Precisa obviamente de melhorar e talvez criar um objectivo mais claro mas se as audiências o permitirem a série deverá funcionar.

7.8/10

Dads (FOX)

Normalmente não associo muito séries multi cam ao canal mas esta parecia ser uma aposta forte sobretudo pelo elenco e por ser produzida por Seth Macfarlane e co protagonizada por Seth Green. O problema começa logo pela premissa bastante simples: Dois amigos de infância que têm uma empresa juntos vêem-se na eventualidade de terem de morar com os seus pais que à partida odeiam . Esta é a ideia mais habitual de uma série de comédia familiar, pais e filhos que se odeiam mas se amam ao mesmo tempo (há outra série igual mas no feminino mais à frente) . Toda a série roda em volta de piadas quase ofensivas sobre a parentalidade, misturadas com um toque de racismo e outras coisas que só vendo…  Mas o pior erro são os risos enlatados muito habituais nas comédias da CBS (apesar de esta ser da Fox). Não é que isto me faça muita diferença quando a série tem mesmo piada, o problema é que o piloto está tão exageradamente cheio disso que ao fim de 10 minutos já não é suportável e destrói completamente qualquer réstia de humor negro que possa existir nas entrelinhas. Não é um bom piloto e nota-se o toque de Seth Macfarlane, conhecido pela por esse tipo de humor corrosivo.

É claramente um dos piores pilotos de comédia até ao momento…

3.5/10

Mom (CBS)

Esta é a versão feminina de Dads, tem obviamente as suas diferenças mas segue a mesma lógica de filhos que odeiam pais. Neste caso a série foca-se em Christy uma ex alcoólica que foi mãe adolescente, que luta para manter essa sobriedade enquanto educa uma filha que segue os seus passos e uma mãe regressada que tem o mesmo historial. Ao contrário de Dads esta é uma comédia mais agradável embora o piloto se foque demasiado em problemas alcoólicos e referencias a drogas que outra coisa.  Da autoria de Chuck Lorre, autor de Two and a Half Men, foca-se mais uma vez em famílias pouco convencionais, abordando temas fracturantes de forma ligeira e divertida.  Não é claramente uma série muito original mas percebe-se que existe o potencial de evoluir na relação destas três personagens e funciona dentro daquilo que são as comédias da CBS. De destacar que o restaurante invoca um pouco as cozinhas do Chef Ramsay e isso dá todo um toque muito engraçado ao local de trabalho de Christy.

6.8/10

The Goldbergs (ABC)

Na busca de mais géneros familiares para serem a imagem de marca do canal, pegando no sucesso de Modern Family, viajamos com esta família a meados da década de 80. De referir que a base da série é a família do autor da série e uma espécie de homenagem à mesma. Os Goldbergs são uma família como tantas outras, as vicissitudes de criar três filhos numa época em que não havia telemóveis e como as relações eram algo diferentes da actualidade. O problema é que este piloto podia ser feito na actualidade e só iríamos ver diferente as roupas e os cenários. A mãe que se preocupa demasiado com os filhos a crescer e a perder a sua autoridade, o filho mais novo apaixonado por uma empregada do café, o filho do meio a aprender a conduzir e a filha mais velha que não pode fazer nada. E ainda um avô que se recusa ser velho. A série tem piada e rapidamente conseguimos captar algumas referências aos anos 80, provavelmente só quem tem mais de 30 anos as entende… mas tirando isso a série é mais do mesmo de outras tantas séries familiares. Talvez com o passar dos episódios haja momentos mais ‘anos 80’ mas por agora é uma série como tantas outras e por isso acabará por passar ao lado de muito gente.

6.2/10

Na segunda parte irei falar de Trophy Wife, Back in the Game, Crazy Ones e Michael J Fox Show.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s